segunda-feira, 27 de maio de 2013

Relatório da Aula Campo

10/05/2013



Trabalho de Campo / Técnicas Interventivas 07/05/2013


     Podemos observar logo na chegada ao Largo do Machado um movimento grande de trabalhadores devido ao metrô e por ser uma área comercial. Achamos uma área bem dividida, pelo lado da escola Estadual notamos muitos estudantes na mesma calçada alguns bares com pouco movimento de clientes por ser uma terça-feira. No centro do Largo do Machado observamos uma estatueta como se fosse um ponto de encontro, pessoas esperando a chegada de alguém, pais com filhos, senhoras, jovens. Percebemos umas mesas um pouco mais a frente do centro do Largo do Machado com senhores idosos e de meia idade jogando baralho, dama e etc.
     Mais a frente temos uma igreja Matriz Nossa Senhora da Glória do Largo do Machado que no dia da aula campo estava lotada  com fiéis. Já do outro lado da rua temos prédios comerciais como: farmácias, jornaleiro, lojas de roupas, lojas de calçados entre outros.      Notamos também que o Largo do Machado é coberto por muitas árvores do tipo palmeiras que faz parte do cenário do Rio de Janeiro em sua época imperial.
     A diante andamos para o Bairro da Glória que é composto por apenas três ruas, é um bairro que tem muito hotéis, albergues, cortiços e muitas casas não sendo só um bairro comercial. Já na Rua Santo Amaro temos o prédio do INCRA que era um casarão da burguesia em que 1950 finalizou suas atividades culturais a qual era promovido bailes e teatros. Ainda na mesma também localizamos casarões que pertenciam à burguesia e que hoje em dia é um cortiço só que os moradores pagam pela moradia.
     Dando continuidade a aula campo seguimos para a Rua Benjamin Constant e nessa rua é localizada a Igreja Positivista do Brasil, formada no século XIX com frequentadores com visões positivistas e que cultuavam grandes pensadores e cientistas cuja vertente era positivista. Paramos um pouco no antigo chafariz da Glória para tirarmos fotos e ao caminharmos para a Rua da Lapa notamos algumas prostitutas na rua se exibindo e parando os carros que passavam por ali, chegando à Rua da Lapa paramos mais uma vez na praça em que antes de ser reformada se tinha muitos moradores de rua e com a chegada do choque de ordem se teve uma política de higienização por parte do Estado. Foi possível ser observado também algumas áreas da Lapa em reformas, como por exemplo, o prédio que se localiza ao lado da Escola de Música, mas ainda não sabemos o que vai ser. Na mesma rua tinha alguns Hippies vendendo pulseiras e colares para quem passasse pela rua.
     Por fim a aula campo se finalizou com todos os estudantes da disciplina de técnicas interventivas na escadaria da Lapa e percebemos alguns carros de polícias bem em frente à subida da escada. O grupo finalizou as observações de campo nos Arcos da Lapa e notamos alguns moradores de rua que ali estavam, se encontravam em uma situação de miséria, pois não tinham o que comer, o que vestir para amenizar o frio e muito menos proteção de chuva ou sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário