terça-feira, 16 de julho de 2013

Projeto de Intervenção: Retorno ao Ninho

Introdução


Após o trabalho de campo realizado na Lapa percebemos o grande número de crianças e adolescentes  vivendo pelo bairro e desenvolvemos este projeto para reencontrar suas famílias com a finalidade de promover a inserção no convívio familiar. De acordo com o Art. 4° do estatuto da Criança e do adolescente - " É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes a vida, a saúde, a alimentação, a educação, ao esporte, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária."
As crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e devem contar com políticas públicas, proteção e serviços em geral, conforme explicitado na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. As famílias têm obrigação de cuidar daqueles que ainda não se desenvolveram completamente, no entanto, quando isso não ocorre, por qualquer motivo, é obrigação de o Estado zelar por essas crianças e adolescentes, podendo firmar convênios com entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, para o desenvolvimento e a execução de projetos que os beneficiem.
Portanto, considerando o direito da criança e adolescente a uma vida familiar estruturada e harmoniosa, à educação, à plena formação social e ao livre exercício de usufruir a juventude, propomos o projeto: Retorno ao ninho. Ao mesmo tempo intervindo junto às famílias para restabelecer os vínculos, recorrendo à rede de serviços sócio- assistenciais e, contando com profissionais especializados para cuidar da reintegração das famílias com essas crianças.
  

Tema Central: Reinserção social de crianças e adolescentes em situação de rua, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares, localizado no Bairro da Lapa no Rio de Janeiro.

Justificativa: a proposta do projeto é atender a crianças e adolescentes em situação de rua proporcionando um ambiente acolhedor e provisório, oferecendo o atendimento de qualidade com condições saudáveis conforme preconiza o ECA. Além é claro de contar com profissionais especializados para cuidar da reintegração das famílias com essas crianças. O projeto Retorno ao Ninho almeja através de suas ações promover uma articulação  entre a sociedade civil, o governo e instituições não governamentais na construção do enfrentamento desse grave fenômeno sócio-econômico, reunindo a experiência acumulada para construção de conhecimento.

Objetivos Geraispropor alternativas de alteração à situação de rua vivenciada por crianças e adolescentes que tem nela seu espaço de moradia, articulando os serviços da rede já existente e incluindo a criança/adolescente e sua família na rede sócio assistencial do município, visando a garantia de direitos e inclusão social.

Objetivos Específicos:

  • Realizar abordagens e acompanhamentos na área prevista.
  • propor um plano de intervenção individual e familiar.
  • contribuir para a articulação da rede de serviços sócio-assistenciais de proteção básica e especial com as demais políticas públicas e instituições, buscando a ampliação dos serviços.
  • Disponibilizar programas de qualificação profissional para as famílias da criança/adolescente  em situação de rua, com o objetivo de propiciar o seu acesso ao mercado de trabalho.
  • Elaborar propostas articuladas com os serviços públicos para garantir atendimento psicológico, educacional, geração de renda e de acompanhamento aos dependentes químicos. 

Público alvo: crianças/adolescentes em situação de rua.

Programas desenvolvidos:
                                                    Programa  educação para todos;
                                                    Programa de fortalecimento de vínculos;
                                                    Programa busca vagas;
                                                    Programa de Orientação e Apoio Sócio-Familiar
                                                    Programa de desintoxicação

Corpo Técnico:  Assistentes sociais, Psicólogo (a), Educadores sociais, servente, cozinheiros (as) copeiros (as) e nutricionista.

Instrumentos  e técnicas

  •  Abordagem: na abordagem os Assistentes Socias irá trabalhar com a criança/adolescente buscando a possibilidade de retorno ao convívio familiar.

  • Visita Domiciliar: o Assistente Social irá avaliar se existe condições físicas e financeiras desta família receber a criança.
  • Plano de Intervenção Individual e Familiar: o primeiro plano é o acolhimento desta criança dentro da unidade proporcionando um ambiente acolhedor, no sentido de promover a ambientação da criança dentro  do ambiente familiar.  Desenvolvendo normas de convivência , higiene , respeito etc... Serão realizadas atividades que favoreçam o estreitamento de vínculos como : almoços, passeios, visitas e palestras .
  • Interface/encaminhamentos com a Rede de Atendimento
  •  Integração dos Núcleos
  • Entrevistas: a entrevista será feita com o  preenchimento de  formulários semiestruturados   para coletar informações sobre a família e a vida desta criança.
  • Observação: individuais e grupais do comportamento destas crianças e familiar,  propiciando identificar se existem condições de estas voltarem ao convívio  familiar. Além de observar se estas famílias possuem  condições de receber esta criança.

Recursos:

Materiais

Uma van

Duas salas para atendimento individual uma para o assistente social e outra para o Psicólogo  - cada sala  com um computador, material de papelaria, uma mesa, três cadeiras.


Humanos 

2 Assistentes Sociais 
1 Psicólogo
02 Professores de informática





















Nenhum comentário:

Postar um comentário